Pesquisa recente da McKinsey & Company destaca mudanças e continuidades no comportamento dos consumidores brasileiros em 2024, captando suas expectativas, preocupações e hábitos de compra
𝙋𝙍𝙄𝙉𝘾𝙄𝙋𝘼𝙄𝙎 𝙏𝙀𝙉𝘿𝙀̂𝙉𝘾𝙄𝘼𝙎 𝙋𝘼𝙍𝘼 𝟮𝟬𝟮𝟰:
• Sem lealdade com as marca: 37% dos consumidores mudaram de varejista ou site em busca de melhores preços. Há uma tendência crescente ao 'trade down' (opção por marcas mais baratas), com 31% dos consumidores optando por marcas mais acessíveis para economizar, refletindo uma preocupação crescente com o custo de vida.
• "Eu mereço!": 45% dos brasileiros ainda cultivam o hábito de se presentear, principalmente nas categorias vestuários e sapatos. Recentemente, os consumidores ampliaram esse hábito para as categorias de consumo imediato, como compras em supermercados e alimentos para consumo em casa. Sabe aquele delivery no fim do dia? Pois é... "eu mereço".
• Lojas Físicas: continuam desempenhando um papel importante na jornada de compra dos consumidores, especialmente após a estagnação do comportamento digital que se seguiu a uma aceleração inicial durante a pandemia.
• Omnicanalidade: A integração entre experiências de compra físicas e digitais ('figital') ganha importância. 55% dos consumidores mostram preferência por jornadas de compra que mesclam ambos os canais, buscando uma experiência mais fluida e conveniente.
• Compra personalizada e proativa: Estratégias que incorporam comunicações personalizadas são vistas como mais efetivas, com três em cada quatro consumidores indicando uma maior probabilidade de considerar uma marca que ofereça esse nível de personalização.
• Zero folga no orçamento, mas ainda otimistas: 40% das classes C2/D/E recorrem ao crédito para cobrir gastos essenciais, refletindo um descompasso entre renda e despesas. A confiança do consumidor brasileiro diminuiu, com o otimismo caindo 4 pontos percentuais de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. Entretanto, 38% dos consumidores seguem otimistas.
• Preocupações dos consumidores: quase 50% dos brasileiros expressam temores sobre a inflação, um aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2023. As classes mais baixas estão mais preocupadas com desemprego e capacidade de pagamento. Em terceiro lugar nas preocupações dos consumidores (26%) estão as mudanças climáticas e questões de sustentabilidade.c
𝙄𝙈𝙋𝘼𝘾𝙏𝙊 𝙋𝘼𝙍𝘼 𝘼𝙎 𝙈𝘼𝙍𝘾𝘼𝙎
• Sustentabilidade e Valores: apesar de uma relutância em pagar mais por produtos sustentáveis, quando o preço é comparável, os consumidores tendem a escolher marcas que refletem seus valores pessoais. Oportunidade para as empresas que podem alinhar suas práticas e comunicações a essas expectativas.
A pesquisa completa você encontra em: https://sentimentodoconsumidor.mckinsey.com/
#tendências2024 #comportamentodoconsumidor #marketingdigital #inovação #sustentabilidade #ConsumidorBrasileiro
Por: Antônio Netto
Gerente de Planejamento, liderando estratégias de marketing para o varejo. Com vasta experiência, também sou Professor, mestrando em Administração, e consultor em marketing digital, focado em inovação e prática.
Gostou desse artigo?
Te convido a contribuir mais sobre o assunto!
Compartilhe sua experiência ou cases interessantes.
Siga meu perfil e acompanhe outros textos!
Kommentare